Telefone e WhatsApp (61) 9939-5833  |  Atendimento Seg a Sab 09h às 20h  |  3%OFF no PIX

Controle de Acesso

Um sistema de controle de acesso gerencia a movimentação (entrada e saída) de pessoas nas áreas internas de um condomínio, empresa, estabelecimento comercial, evento, instituição de ensino ou qualquer outro lugar em que o acesso é restrito. Esse tipo de medida é imprescindível para que a segurança das pessoas e a proteção dos bens patrimoniais esteja garantida.
 
No caso de condomínios, o sistema de controle de acesso permite a geração de relatórios com os dados de frequência de cada funcionário cadastrado, a frequência em que um visitante ou prestador de serviços entra no condomínio e os horários em que isso acontece. Também é possível monitorar os horários em que há maior movimentação(entrada e saída) na portaria e saber com precisão a quantidade de pessoas que estão dentro do condomínio em horários desejados.
 
Um sistema de controle de acesso geralmente é composto por um kit de controle acesso, como cartões de acesso, leitor biométrico dentre outros. O kit de controle de acesso geralmente é o responsável por fazer as leituras do equipamentos de segurança (leitor biométrico e ou cartões) liberando assim o acesso ao usuário. As informações são geralmente enviadas à uma central de armazenamento e armazenadas em um servidor web com segurança e eficiência. O cliente pode, por sua vez, administrar o sistema remotamente, gerando relatórios e cadastrando novos usuários.

 

 


Os sistemas de controle de acesso podem ser classificados pelo seu funcionamento ou pela sua função. Quanto ao funcionamento, eles dividem-se em: manuais, semiautomáticos e automáticos. Quanto à função, são classificados em acesso lógico ou acesso físico. Vamos entender melhor o que cada classificação significa:

 


Funcionamento

Controle de acesso manual: operado exclusivamente pela ação humana;

Controle de acesso semiautomático: integra recursos humanos e tecnologia;

Controle de acesso automático: não depende diretamente da ação humana, operando com tecnologia.

Função

Controle de acesso lógico: gerenciamento de acesso o espaço virtual (redes e bancos de dados, dispositivos e equipamentos informatizados);

Controle de acesso físico: gerenciamento de acesso a espaço físico (instalações, áreas, salas etc.)

Os sistemas de controle de acesso funcionam com vistas a identificar pessoas, veículos e objetos, verificar autorizações de entrada e saída, e registrar movimentações nos ambientes controlados.

 


Em geral, a confirmação da autorização para o controle de acesso acontece com 3 recursos;

 


Algo físico e único a respeito da pessoa: pode ser um recurso biométrico, como impressão digital, íris ou assinatura da retina, voz ou características faciais de uma pessoa;

Algo que a pessoa possui: por exemplo, um cartão de identificação (ID) ou token que não pode ser falsificado facilmente;

Algo que o indivíduo sabe: pode ser um código de acesso ou senha que supostamente apenas a pessoa sabe.

6132268373
Rolar para o topo